terça-feira, 3 de setembro de 2013

Fotossíntese

Todas as plantas são capazes de produzir o seu próprio alimento, mas como será que isso acontece? 
Elas conseguem produzir o próprio alimento através de um processo que chamamos de fotossíntese. As plantas precisam de três ingredientes básicos para realizar a fotossíntese: a luz solar, a água e o gás carbônico (CO2). 
Na fotossíntese, as plantas absorvem água e sais minerais através de suas raízes, e os transportam por meio de vasos condutores até suas folhas. Essa solução é chamada de seiva bruta.
Nas folhas das plantas há um pigmento que dá a elas a cor verde. Esse pigmento é chamado de clorofila e é o responsável por captar a luz solar. Nas folhas há também estruturas responsáveis por absorver o gás carbônico que fica disperso no ar. Essas estruturas se chamam estômatos. 
Quando a planta tem água, gás carbônico e luz solar, ela consegue produzir o seu próprio alimento, que é a glicose (um açúcar). Durante a transformação da água e do gás carbônico em alimento, a planta libera oxigênio (O2) no ar.
Toda a glicose produzida no processo de fotossíntese é levada  às outras partes da planta, através de vasos condutores. Essa solução é chamada de seiva elaborada. 



Curiosidade sobre fotossíntese:

Pesquisadores australianos do CSIRO's Telecommunications and Industrial Physics estão desenvolvendo um tipo de fotossíntese artificial, imitando o processo usado pelas plantas para produzir alimento.

Trata-se de um sistema que consome o dióxido de carbono, ajudando a limpar os gases poluentes da atmosfera.
A intenção é fazer com que a nova tecnologia converta o problema dos gases em um tipo de combustível alternativo ou comida, produzindo açúcar e amido assim como as plantas fazem.

Aqui está um video que explica melhor e de uma maneira mais dinâmica o processo da fotossíntese.


Um comentário: