terça-feira, 3 de setembro de 2013

Nutrição Orgânica das Plantas

Fotossíntese


Todos os vegetais realizam a fotossíntese como meio de garantir nutrientes para sua sobrevivência. Nas células vegetais há organelas chamadas de cloroplastos, que contém clorofila. Eles são responsáveis pela captação da energia luminosa, um dos fatores para que ocorra a fotossíntese. Nas folhas encontramos os estômatos, responsáveis pela captação de CO2, também essencial para a fotossíntese.
A equação geral da fotossíntese é:





O vegetal capta água através de suas raízes, e essa água é conduzida até as folhas através da seiva bruta. Tendo gás carbônico, água, energia luminosa e clorofila, o vegetal consegue realizar a fotossíntese. Um dos produtos da fotossíntese é o oxigênio (O2), que é consumido pelo vegetal para realizar a respiração e também é liberado na atmosfera e utilizado por organismos aeróbios. O outro produto da fotossíntese é a glicose (C6H12O6), que é utilizada pelo vegetal e distribuída pela seiva elaborada às demais partes da planta, suprindo suas necessidades metabólicas.








 Seiva bruta 

 É solução aquosa de sais minerais que nas plantas vasculares, é transportada pelo xilema da raiz para as outras partes da planta.



Seiva elaborada


Função - A função da seiva nas plantas é realizar o transporte de nutrientes para todas as células do vegetal. Estes nutrientes são necessários para o crescimento e distribuição de substâncias orgânicas produzidas pelo processo de fotossíntese.Através dos vasos do floema, a seiva elaborada é levada para todos os tecidos da planta, possibilitando a alimentação das células.






O transporte da seiva bruta ocorre no solo, até que a água e os minerais atinjam a raiz, e no interior do xilema. Por transporte ativo, os minerais são levados ao interior do xilema. Em conseqüência disso, uma vez que o meio interno fica hipertônico, a água penetra pelos pêlos absorventes POR OSMOSE.
Isso gera uma pressão na raiz, empurrando esse líquido para cima (pressão positiva da raiz). Porém, essa pressão não é suficiente para que a seiva bruta atinja as folhas. A transpiração de água nas folhas é muito grande, a perda é altíssima e isso gera um mecanismo conhecido como coesão-tensão. A transpiração gera uma tensão, "puxando" mais água para cima. E a água sobe pela coesão que tem entre suas moléculas 





Curiosidade:


- Muitos animais, principalmente insetos, se alimentam da seiva de algumas espécies de vegetais.




Carboidratos na planta

Quando falamos sobre carboidratos muitos pensam sobre gordura, fonte de energia e isso está certo, mas não é tudo,ainda mais na planta.
A definição mais precisa para carboidrato seria : Composto orgânico constituído de Carbono (C), Hidrogênio (H) e Oxigênio (O) produzido na natureza pelas plantas através da fotossíntese. 

Antes de falarmos mais sobre esse assunto vamos ver algumas informações sobre os carboidratos:

  •  Os carboidratos são as moléculas orgânicas mais abundantes da natureza.
  •    Constituem 3/4 da massa seca de todas as plantas (grãos, verduras, hortaliças).
 São produzidos pelas plantas verdes na fotossíntese a partir da H2O, CO2 e luz solar. A energia é armazenada nas suas ligações químicas. Os carboidratos obtidos na natureza são normalmente a celulose e a sacarose, e com maior frequência o amido. Dos quais por hidrólise são obtidas a glicose e a frutose.


Onde são produzidos?


   Os carboidratos são produzidos pela fotossíntese na planta pelo processo:
      

C6H12O6 à é o carboidrato( glicose).


Nomes dos alunos: Brenda G. Basso nº13;
                      Lucas Ribeiro Barros nº39;
                      Larissa Barretto nº33;
                      Ulisses Melo de Souza nº50;
                      Vinícius Giandoni nº52;
                      Rodrigo Almeida nº48.




2 comentários: